Mais um ano e mais uma edição do jogo de futebol mais tradicional dos games. Pro Evolution Soccer 2012 chegou no final de 2011 não apenas com times atualizados. Uma grande melhoria ocorreu com a franquia e talvez não seja exagero nenhum dizer que o campeão voltou. No entanto, muitos ainda falam muito do rival Fifa.

Anyway, PES veio com tudo! A jogabilidade foi melhorada e está fluindo bem melhor que a versão 2011. Parece que acertaram em cheio naquilo que propuseram: fazer o melhor jogo de futebol do ano. A forma como mostraram o futebol na edição 2012 é incrível, que chega a dar medo de a 2013 voltar a ser como a 2011… meu Deus! O jogo está cadenciado, como futebol deve ser, mas tem também aqueles jogadores que fazem a diferença, que partem pra cima e executam jogadas lindas que fazem o esporte ser tão emocionante.

Na edição anterior, o sistema de passes era horrível e te fazia, muitas vezes, tocar a bola pra fora quando queria, na verdade – passá-la para seu companheiro na diagonal. Novos dribles foram implementados e novas formas de executá-los que ficaram bem mais interessante e fácil de fazer. Por outro lado, às vezes dá raiva de tanto gol que você perde cara a cara com os goleiros.

Outro ponto forte fica por conta da taça libertadores que está, novamente, presente no jogo. Mas desta vez além da “original”, foi disponibilizada uma libertadores atualizada chamada Libertadores 2012. Ou seja, nada de Corinthians com Ronaldo e Roberto Carlos, mas sim Alex, Emerson Sheik, Liédson, dentre outros.

Outras mudanças significativas foram nos modos de jogo. Principalmente na master liga que agora você pode trocar idéias com jogadores, dentre outras mudanças. Há também um novo modo de jogo onde você é o dono do clube, e é claro, o tradicional Rumo ao Estrelato!

Enfim, com ótimos gráficos e efeitos sonoros muito legais [as vezes dá pra ouvir técnicos brasileiros gritando instruções aos jogadores] vale realmente a pena jogar essa edição e reviver os bons tempos onde futebol era futebol. Recomendadíssimo!!!