Após as duras críticas [muitas sem motivo] de seu antecessor, 13-2 chega com uma grande responsabilidade: “devolver a franquia ao lugar de onde ela nunca deveria ter saído”. Sim, entre aspas. Pois de acordo com a minha opinião, 13 foi um grande jogo. De qualquer forma, 13-2 conseguiu manter o nível e continuar como uma grande aventura. Alguns pontos melhoraram, outros nem tanto, mas na média continua muito bom.

A parte gráfica, apesar de muito bonita, deixou um pouco a desejar. Principalmente devido às constantes quedas de frame e algumas tomadas de câmera nos diálogos que ficaram estranhas. Imagine duas pessoas conversando frente a frente e ao tentar mostrar uma de frente, o que é mostrado são as costas da outra. Algo realmente chato.

Já a jogabilidade continuou bem parecida com o sistema de paradigmas e evolução do cristarium. Há também a novidade de capturar monstros e adicioná-los à sua equipe, podendo até mesmo evoluí-lo.  A questão da evolução ficou um pouco mais tensa. Em Final Fantasy 13 você tinha três roles principais, que caracterizavam os personagens e outras três secundárias (Com, Rav, Syn, etc)) e o desenvolvimento delas era padronizado, ou seja, quando fosse evoluir uma role, começaria pagando poucos pontos de cristarium e gradativamente aumentando-os. Já nesse game, independentemente de qual role está evoluindo, o póximo nível sempre será mais caro que o anterior. Ou seja, se estiver no nível 50 do Com e pagará o mesmo preço pelo nível 51 ou do 1 da role Med. Isso me faz pensar que seja bem provável que não conseguirei evoluir todas as roles com um único personagem.

Particularmente gostei bastante do enredo, uma continuação direta de Final Fantasy XIII, com algumas “velhas novidades” como viagens no tempo, por exemplo. Novos personagens se juntaram aos antigos, como é o caso da menina Yule, do vilão Caius e do novo protagonista Noel. Os veteranos continuam, e muito bem. É realmente legal ver Snow sem aquela toca ridícula e Hope mais velho, anida não sei, mas gostaria de ver Fang (L) e Vanille também, já que existem viagens no tempo talvez seja possível.

De resto, está tudo nos conformes. Final Fantasy 13-2 é um grande jogo e valeu a pena pela espera. Recomendo!!!