Desde os anos 90 a Konami vem dominando o mundo do futebol eletrônico. Começou com International Super Star Soccer, passou por Winning Eleven e atualmente está em Pro Evolution Soccer.

Lançado em 2009, Pes2010 não mudou muito em relação a versão do ano passado. E isso não é ruim, pois a série atingiu um ponto que em termos de jogabilidade ficaria dificil de superar. Portanto, foram inseridos apenas mais alguns dribles, melhorando suavemente os gráficos e a IA dos jogadores. Ainda com essas pequenas mudanças, Pes2010 se configura um game totalmente diferente das versões para ps2. Não apenas para os gráficos, mas sim pela movimentação dos jogadores e até mesmo as ações do árbitro.

A jogabilidade está incrivelmente balanceada, não dá mais para correr em linha reta e chuta de qualquer jeito para fazer gol. É necessário construir jogadas ou ter alguma sorte a ponto de seu adversário errar e entregar o “porco”. Jogando sozinho é mais interessante manter a dificuldade no nível “Estrela”, pois assim o jogo se torna uma verdadeira aula de futebol. O time adversário toca muito bem a bola, vai só no “tapa” e quando você menos espera surge um lançamento ou cruzamento para a sua área. Com a posse de bola, você deve também trabalhar a bola, já que se torna muito dificil disparar com apenas um jogador em busca do gol. Aliás, os goleiros melhoraram bastante, embora rebatam demais a bola para o meio da área.

A física do jogo está muito boa também. Dá pra notar que o chute dos jogadores estão mais firmes e passam a impressão de realmente irem com força, ou totalmente errado, dependendo da forma como o jogador pega na “pelota”. Além do mais, cada jogador tem sua própria característica, ou seja, existem os rápidos, os fortes, os habilidosos e os Castolos da vida.

Diferentemente do seu concorrente, Pes2010 não depende de modinha ou reviews comprados para se manter em primeiro lugar. Basta colocar numa balança toda a tradição, jogabilidade e realismo encontrado na franquia que tudo ficará bem novamente. Apesar de desatualizado [a versão 2011, com Corinthians inclusive, acabou de sair do forno] , Pes2010 é uma grande pedida aos admiradores do futebol arte. Recomendado!!!